Desde 1934, De Martino se especializa em produzir vinhos que refletem sua origem e o caráter de cada vinhedo, com base em uma agricultura sustentável e com vinificações tradicionais.

Cuvée é o grande vinho de De Martino, proveniente do emblemático vinhedo Santa Inés em Isla de Maipo. Produzido em pequenas quantidades e somente em safras ótimas, o vinho reflete o estilo da casa em sua máxima expressão.

Variedade

Cabernet Sauvignon 88%,

Malbec 9%, Petit Verdot 3% 

Produção

Somente 3.119 garrafas numeradas

Colheita

As uvas foram colhidas a mão. Cabernet em 2 de março, Malbec em 19 de março e as Petit Verdot em 11 de março.

Engarrafamento

23 de dezembro de 2021.

Notas de Degustação

Nesta safra Cuvée apresenta notas complexas de cassis e frutas vermelhas, combinando com notas minerais e de grafite, pedra molhada evoluindo para notas de violeta e tabaco. O vinho mostra grande complexidade e sucessivas camadas aromáticas. De corpo médio, com uma acidez fresca e tensão marcada no paladar, o vinho apresenta uma verticalidade muito clara, onde os taninos se integram com muita elegância e em perfeita harmonia com a intensidade da fruta. O final é longo e persistente. No seu conjunto o vinho é muito atrativo na sua juventude, mas com um significativo potencial de guarda de 15, 20 anos, para atingir a sua plena maturidade.

Origem

Provenientes do Vinhedo Santa Inés pertencente à família desde 1934. Este mesmo vinhedo já dá origem a vinhos emblemáticos como o La Blanca Semillón, Alto de Piedras Carmènere y La Cancha Cabernet Sauvignon. O clima é mediterrâneo moderado, com influência marítima, destacados pelas manhã com neblina e constantes brisas, especialmente nos meses de verão. Os solos correspondem a depósitos aluviais com predominância de cascalho e com presença de carbonato de cálcio.

Vinhedo

Corresponde a três quartos de uma extensão de 1,6 hectares plantados nos anos de 1997 (0,87 ha) e 1999 (0,42 e 0,33ha). Sua orientação é leste-oeste e a densidade de plantio é de 4.166 plantas por hectares. As vinhas distinguem-se por serem seleções massais antigas, plantadas sem porta enxertos. O sistema de embardamento é guyot duplo.

VIÑEDO SANTA INÉS, ISLA DE MAIPO

1. La Blanca

2. La Cancha

 3. CUVÉE

 4. Alto de Piedras

Safra 2020

O inverno de 209 foi seco, com precipitação de apenas 56 mmm, tornando-se um dos recordes mais baixos da história da região. A primavera chegou em temperaturas mínimas baixas e máximas dentro da média da região. Não foram registradas geadas o que seriam prejudiciais às brotações. As condições de floração e frutificação foram boas, o que permitiu ter um bom número de bagos por cacho. Ainda assim, para permitir um bom desenvolvimento da planta foi necessário irrigação durante aa primavera. O verão apresentou temperaturas altas, com uma média máxima de 30,9 ºC e 30,1 ºC em janeiro e fevereiro respectivamente. Isso fez com que a maturação fosse antecipada face aos anos normais e que no momento da colheita foi decisivo para manter a acidez.

Vinificação

As uvas de Cabernet Sauvignon foram colhidas manualmente no dia 2 de março, as de Malbec no dia 19 de março e as de Petit Verdot no dia 11 de março. Todas foram colocadas em caixas que suportam até 10kg de uva, as quais foram estritamente selecionadas na bodega e logo desengaçadas cuidadosamente. Previamente à fermentação foi realizada uma maceração a frio por 8 dias. Na busca por uma identidade definida, as fermentações ocorreram espontaneamente a temperaturas de 22 ºC e 24 ºC. O tempo total de maceração foi de 86 dias. O vinho foi posteriormente trasfegado a barricas neutras, onde permaneceu por 4 meses, logo foi trasfegada novamente a foudres de 2.500 litros por um período adicional de guarda de 14 meses. Com a finalidade de maximizar a expressão, o vinho não foi clarificado nem tampouco filtrado antes do engarrafamento.

Rolar para cima